quinta-feira, 31 de outubro de 2013

QUER SER FELIZ? PERGUNTE-ME COMO


QUER SER FELIZ? PERGUNTE-ME COMO
Marcos Roberto dos Santos
            Você quer ser feliz? Claro que sim! Todos  nós queremos. A felicidade é uma palavrinha que interessa a todos; não é mesmo? A resposta é tão óbvia, que a pergunta quase não merece ser feita. Tudo bem, se neste ponto, estamos plenamente de acordo, resta responder: Como posso ser feliz? Ou mais precisamente ainda; o que devo fazer para ser feliz? Talvez você não saiba, mas conheço alguém que sabe. Seu nome é Epicuro.
           A filosofia de Epicuro  passou a ser conhecida como medicina da alma, quando em seu calmo e sereno jardim nos arredores de Atenas, distante do ruído da cidade e do alarido da política, Epicuro passou acolher a todos que se encontravam em dificuldades, sem distinção: Mulheres, escravos e carecidos em geral. Onde curavam seus corpos com os medicamentos mais apropriados e suas almas, com a força do exemplo.
          Acredito que você já esteja impaciente e se perguntando: ”beleza! Mas onde estão as dicas para a felicidade?” Tudo bem aqui está: O prazer. Isso mesmo! “O prazer  é o princípio e o fim de uma vida feliz.” Se o bem é por definição o que buscamos, e o mal que evitamos, cabe nos dizer que o prazer é o próprio bem, e a dor é o próprio mal. Epicuro  escreve na receita para felicidade: Busque o prazer! Tantos os animais como as crianças buscam o prazer e rejeita a dor, de modo natural e sem o uso da razão, ou seja, sem recorrerem  a nenhuma aprendizagem. Simples assim? É só isso? Buscar o prazer? Faço isso desde criancinha e não sou feliz, você pode objetar. Sim isso pode ser verdade. Contudo o prazer que Epicuro propõe, não é um prazer qualquer!  Não é por exemplo, um prazer obtido nas drogas, ilusões  ou diversões.  O prazer  que Epicuro recomenda  é o prazer real. Puxa vida parece que temos um novo problema: como diferenciar o prazer verdadeiro do falso? Calma! Para resolver essa  questão Epicuro nos deixou de  herança o cálculo do prazer.
            O calculo  do prazer  consiste na idéia de Epicuro  de que é possível maximizar o bem-estar  da vida  por meio do cauteloso cálculo matemático das possíveis conseqüências  decorrente de cada prazer. Isto é, ele sustenta que   os prazeres precisam ser bem aproveitados e analisados de forma qualitativa e não quantitativa, ou seja , a solução mais sábia está em submeter a busca do prazer ai juízo da razão.                                                                    
                 Portanto a filosofia  é o único meio de meio de  atingir a felicidade. “não é possível ser feliz sem ser sábio”. Sendo  assim é muito importante fazer a distinção de prazer efêmero, instável e insuficiente, “os prazeres do movimento” dos prazeres puros e perfeitos, que são chamados por Epicuro de “prazeres de repouso” que são a ausência de sofrimento para o corpo e calma para a alma. Sendo assim, o prazer real é o que os gregos chamavam de ataraxia, isto é, a ausência de perturbações e a tranqüilidade da alma, ideal que o sábio atinge graças ao conhecimento, que o livra de desejos ilimitados, gerados por suas falsas opiniões. Com base nesta perspectiva, podemos afirmar que  a filosofia de Epicuro está distante do elitismo de Platão e finalismo de Aristóteles, e que sua filosofia é simples, evidente e pronta para o consumo imediato. Em outras palavras, ser feliz para Epicuro é caminhar através da avenida de prazer, que não pode ser de forma alguma , um prazer meramente sensual, mas sim o prazer encontrado pelo processo de moderação, leitura, introspecção e reflexão. Para terminar, temos as palavras do próprio Epicuro:”A filosofia é uma atividade que, por discursos e raciocínios, nos proporciona uma vida feliz”.



( Marcos Roberto dos Santos é graduado em filosofia  pela universidade federal de Goiás 
 e professor de filosofia da rede estadual de ensino)
Este artigo foi escrito para o jornal AGORA  da PUC-GO

2 comentários:

  1. Como tira-gosto, está bom. Apenas aponta o caminho e não dá mais do que dicas. Tem a qualidade de instigar a curiosidade. Bom revisar para retirar alguns errinhos.

    ResponderExcluir
  2. Qual é a notação dessa incrível formula matemática??! Rs

    ResponderExcluir