quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

MEU FUTURO É HOJE...

“Autobiografia”  (fragmentos do poema de Cora Coralina)

Venho do século passado
e trago comigo todas as idades.
(...)
Numa ânsia de vida eu abria
o vôo nas asas impossíveis
do sonho.
(...)
Nenhum primeiro prêmio.
Nenhum segundo lugar.
Nem menção honrosa.
Nenhuma láurea.

Apenas a autenticidade de minha
poesia arrancada aos pedaços
do fundo da minha sensibilidade,
e este anseio:
procuro superar todos os dias
minha própria personalidade
renovada,
despedaçando dentro de mim
tudo que é velho e morto.
(...)
Cora Coralina - In Meu livro de cordel. Poemas e crônicas. 1ª. ed. Goiânia (GO): P. D. Araújo – Livraria e Editora Cultura Goiana, 1976, 11-13.
MEU FUTURO É HOJE


É estranho pensar sobre o tempo...               


 e sombrio e tenebroso pensar
 no tempo,  
                Contar os dias,
Olhar no espelho  as marcas

temporais da  ampulheta da vida,
Abstenho-me de aferir

sucessos e fracassos...
O meu  futuro é hoje
E não tenho forças para planos,
Sou velho para muitas coisas
E jovem demais para outras tantas
No intento de parafrasear Cora:
   "Venho do século passado
   e tenho "quase" todas as idades... "
                 apenas desligo a luz...

2 comentários:

  1. Maravilhosa a frase "sou velho demais para muitas coisas... e jovem demais para outras tantas...

    ResponderExcluir
  2. Viva esse futuro agora e para começar um bom poema que nos convida a reflexão.

    ResponderExcluir